domingo, 16 de maio de 2010

Oração de São Patrício



Quando levantar hoje
Que a força de Deus me conduza,
Que a sabedoria de Deus me guie,
Que os olhos de Deus vejam adiante de mim.
Que os ouvidos de Deus me ouçam,
Que a Palavra de Deus fale por mim.
Que a mão de Deus me proteja,
Que o caminho de Deus esteja à minha frente,
Que a proteção de Deus me defenda,
Que a legião de Deus me salve.
Que Cristo me proteja hoje.
Cristo comigo, Cristo à minha frente,

Cristo atrás de mim,Cristo em mim,
Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,Cristo ao me sentar,Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.

sábado, 8 de maio de 2010

A Grande Dança



"...Os líderes eclesiásticos primitivos descreviam a Trindade usando o termo perichorese (peri - círculo, chorese - dança): a Trindade era uma dança eterna do Pai, do Filho e do Espírito compartilhando amor, honra, felicidade, alegria e respeito mútuo. Contra esse pano de fundo, o ato de criação divino significa que ele está convidando mais e mais seres para a eterna dança da alegria. Pecado significa que as pessoas estão deixando a dança, corrompendo sua beleza e ritmo, esmagando, chutando e pisoteando em vez de se moverem com graça, ritmo e reverência. Em Jesus, então, Deus entra na criação para restaurar novamente o ritmo e beleza."

Brian Mclaren, em Uma Ortodoxia Generosa.

sábado, 27 de março de 2010

TRAGÉDIA


por John Piper, extraído do livro “Don't Waste Your Life”.


DUAS VIDAS E DUAS MORTES QUE NÃO FORAM UMA TRAGÉDIA

 Em Abril de 2000, Ruby Eliason e Laura Edwards morreram em Camarões, na África. Ruby tinha por volta de oitenta anos, foi solteira por toda a sua vida, dedicou todo seu tempo a apenas uma grande coisa: fazer Cristo conhecido entre aqueles que não tinham sido alcançados, entre pobres e doentes. Laura era viúva, médica, também por volta de oitenta anos, e servia ao lado de Ruby em Camarões. Os freios falharam, o carro desceu um penhasco e ambas morreram instantaneamente. Perguntei à minha congregação: Isso foi uma tragédia? Duas vidas, dirigidas por uma grande paixão: devotar suas vidas à um serviço sem precedentes, por amor aos pobre que perecem e para a glória de Jesus Cristo – mesmo duas décadas depois de seus amigos e colegas americanos haviam se aposentado e dedicado o resto de suas vidas à coisas fúteis.

UMA TRAGÉDIA AMERICANA: COMO NÃO GASTAR OS ÚLTIMOS DIAS DE SUA ÚNICA VIDA.

 Eu vou contar o que é uma tragédia. Vou mostrar como desperdiçar sua vida. Considerem a história que saiu na revista Reader's Digest de fevereiro de 1998: “cinco anos atrás um casal se aposentou antecipadamente, ele tinha 59 anos e ela 51. Hoje eles moram numa cidade litorânea na Florida, onde passeiam em seu iate, jogam softbal e colecionam conchas.” À primeira impressão, pensei que fosse alguma piada sobre o Sonho Americano, mas não era. Tragicamente, esse era o sonho: chegar ao fim da vida – a única e preciosa vida que Deus deu – e fazer com que a grande obra dos seus dias, que será apresentada diante do Criador, seja essa: jogar softball e colecionar conchinhas. Imagine este casal diante de Cristo no dia do Grande Julgamento: “Olhe Senhor, minha coleção de conchinhas.” Isso é uma tragédia. E as pessoas tem gastado milhões de dólares persuadindo você a sonhar com essa tragédia. Contra isso, eu coloco meu protesto: Não compre essa idéia. Não desperdice sua vida.

UMA TRAGÉDIA EM FORMAÇÃO

 Você pode não ter certeza se quer que sua vida faça diferença. Talvez você não se importe em fazer diferença por amor a algo grande. Você só quer que as pessoas gostem de você; se as pessoas estiverem a sua volta você estará satisfeito. Ou se você pudesse ter um bom emprego, uma boa esposa ou marido, algumas crianças, um carro legal, longos finas de semana com uma meia dúzia de amigos, uma boa aposentadoria, uma morte rápida e “fácil” e não ir pro inferno – se você pudesse ter tudo isso (mesmo sem Deus) – você estaria satisfeito. Isso é uma tragédia tomando forma, uma vida desperdiçada.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

uma consequência...

Todo o que aceita a Cristo como seu Salvador pessoal anseará pelo privilégio de servir a Deus. Contemplando o que o Céu fez por ele, seu coração enche-se de amor sem limites e de rendida gratidão. Está ansioso por manifestar seu reconhecimento, consagrando suas faculdades ao serviço de Deus. Suspira por mostrar amor a Cristo e aos Seus remidos. Ambiciona trabalhos, dificuldades, sacrifícios.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Definição Divina de Sucesso



por Lisa Gottshal,
extraído do blog do ministério da International House of Prayer de Kansas City, tradução minha.


Como Deus define o sucesso para o Seu povo nesta vida? Como Ele define grandeza? A resposta é simples, mas incomoda muito nosso paradigma mundano. “Qualquer um que quiser ser grande… deve ser um servo… assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas sim para servir e dar a Sua vida pelo resgate de muitos” (Mat 20.26-28)

A definição Divina de sucesso é que sejamos conforme a imagem de Jesus Cristo – que nossa natureza seja crescentemente mudada para a natureza dEle (Rom 8.29) Há um propósito na mente do Oleiro; Há alegria no coração do nosso Criador quando Ele forma nosso coração como o barro. Será que vamos permitir que Ele nos molde? Ou vamos endurecer sob as pressões que Ele permite? Conseguimos reconhecer o convite que existe em cada momento de sofrimento e em cada benção recebida? Ser moldado. Ou será que o nosso objetivo é uma simples satisfação momentânea?

Creio que a primeira coisa que Deus tem em mente quando trabalha para nos moldar segundo a imagem de Cristo é a mansidão. Amor, humildade, são essencialmente a mesma qualidade – o desejo sincero de diminuir-se, e usar minha força para servir, e não para escravizar; confiar minha vida ao Pai, ao invés de nos agarrarmos ao que chamamos de “nosso direitos”. Jesus possui inúmeros atributos, mas as maiores qualidades que Ele atribui a si próprio são mansidão e humildade. “sou manso e humilde de coração” (Mat 11.29)

Em 1 Coríntios 3.11-15 Paulo dá uma imagem impressionante do que acontecerá quando os crentes estiverem diante de Cristo:

“Se alguém constrói sobre esse alicerce [de Jesus Cristo] usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo, contudo, esse será salvo como alguém que escapa através do fogo.”

Tudo na nossa vida: investimentos, atitudes, ações, palavras, escolhas. Tudo será declarado valioso ou inútil. Não iremos carregar posses para a próxima era. Mas carregaremos uma recompensa – ou não...


O que permanecerá na Era Vindoura? Não seria o amor em humildade (1Cor. 13) ? Podemos dizer que ao chegar o final de nossas vidas a grande questão será “aprendemos a amar?” e não “qual era o tamanho do nosso ministério?” ou ainda “quantas pessoas agradamos?”. Não existe nada não-substancial nessa palavra que resume toda Lei e os Profetas. O amor é imperativo e exige uma atitude de “carne e osso” à sua reinvidicação. Esse amor deve nos conduzir da mesma maneira que o amor de Cristo pelo Pai e por nós o levou a entregar por completo Sua vida.